A Prática do Serviço de Referência – Grogan

by Gustavo Henn on 4 de fevereiro de 2007

Vou começar a fazer resenhas sobre os livros que na minha opinião são os mais importantes para quem está se preparando para concursos. É importante pois nem sempre é preciso ler todo o livro, pois em todo livro há aquelas partes que são mais exigidas enquanto outras não são tanto. E há também aqueles livros não muito valorizados mas que estão sendo utilizados para elaboras as provas.
Vou começar com “A Prática do Serviço de Referência”, de Dennis Grogan, publicado no Brasil pela Briquet de Lemos. No Brasil, acredito que seja o livro mais utilizado nas escolas, ao lado do clássico da Nice de Figueiredo, que depois será discutido aqui neste blog.
É, talvez, a principal obra sobre o tema do mundo. Sua primeira edição é de 1979, e traz muito da experiência do autor como professor e bibliotecário. Traz resultados de pesquisas, levantamentos, revisa a literatura da área. Enfim, é uma obra completa.
O sumário traz:
1. O serviço de referência.
2. A questão de referência.
3. O processo de referência.
4. A entrevista de referência.
5. A busca.
6. A resposta.
Bibliografia.
Índice.

Para concursos, em meu entendimento e experiência, é fundamental estudar os 3 primeiros capítulos. O primeiro é uma extensa e até poética revisão histórica sobre o assunto. É bom lembrar que o SR é uma disciplina originada da atividade biblioteconômica. Não é uma apropriação que a biblioteconomia fez de outras áreas, como catalogação e indexação, por exemplo. Esse primeiro capítulo trata disso.
O segundo é sobre a questão de referência, que tipifica as questões que acontecem na referência. E o terceiro é questão certa em 90% das provas. É onde estão passos do processo de referência. Não custa lembrar que são:
1 O problema
2 A necessidade de informação
3 A questão inicial
4 A questão negociada
5 A estratégia de busca
6 O processo de busca
7 A resposta
8 A solução

Os outros capítulos são muito importantes, e também caem em provas, embora com menos frequência.

Então, caso não tenham tempo para ler todo o livro, estudem com afinco ao menos esses três primeiros capítulos.

Sucesso!

{ 9 comments… read them below or add one }

Letícia 4 de fevereiro de 2007 às 11:04 pm

Gustavo,
Muito boa a idéia das resenhas.
A primeira foi válida sim, eu tenho o livro e percebi que o importante concentra-se realmente nos 3 primeiros capítulos. As resenhas ajudarão quando não temos acesso ao livro.

Parabéns!

Letícia

Emanuella Bezerra 5 de fevereiro de 2007 às 12:18 pm

Gustavo,

Essa idéia do blog, por si só já é show! E a das resenhas, muita boa!

Abraços,

Manu.

Caio 5 de fevereiro de 2007 às 6:26 pm

Engraçado que eu peguei este livro por curiosidade e fiquei com vontade de fazer uma monografia sobre o tema.

Nem sabia que ele caía em concursos.. Muito bom saber disso.

Abraços!

Lili 19 de abril de 2010 às 1:26 pm

Adorei a idéia, quero saber como adquirir esses resenhas.

Abraços

Patrícia 2 de junho de 2010 às 4:41 pm

Pô!!! sem dúvida a idéia é Show, só preciso do livro…rs

Jacqueline Bruno 6 de abril de 2011 às 12:45 pm

Adorei a idéia, quero saber da possibilidadede de como acessar as resenhas, vai me adiantar muito. Obrigada. Jacqueline

Priscila 25 de abril de 2011 às 7:32 pm

Tenho que fazer uma resenha e preciso saber a sua biografia, tens como me ajudar??
Obrigada!!

Priscila 25 de abril de 2011 às 7:33 pm

Ops!!
preciso da biografia do autor (grogan)

Allan Júlio Santos 13 de março de 2012 às 12:41 pm

REFERÊNCIA OBRIGATÓRIA EM TODOS OS CONCURSOS DA ÁREA, ESPECIALMENTE OS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS!