Arquivologia para concursos

by Gustavo Henn on 3 de maio de 2007

Está sendo uma constante a exigência de conhecimentos de arquivologia para os cargos de nível médio em órgãos públicos. Às vezes a disciplina aparece como “arquivística”, às vezes como “técnicas de arquivo”, mas o que pede são apenas conhecimentos básicos para alguém que vai trabalhar com arquivos e documentos administrativos.

No site do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos – é possível encontrar tudo, ou quase, que é pedido em concursos.

Lá é possível encontrar, em um único documento disponível para download, toda a legislação de arquivos (atualizada até setembro de 2006). Inclusive leis estaduais e municipais.

Mas o mais interessante mesmo são as publicações digitais, todas disponíveis gratuitamente para download. Entre elas, destaco o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, que ajuda também nos concursos para biblioteconomia; e o NOBRADE – Norma brasileira de descrição arquivística, uma espécie de AACR 2 tupiniquim para arquivística.

Como o curso de graduação em arquivologia não existe em todos os estados do país, e em consequência há poucos bacharéis, conheço muitos bibliotecários que dão aula de arquivologia em cursinhos preparatórios para concursos. Essas dicas também servem para vocês.

Sucesso!

{ 3 comments… read them below or add one }

Lino Madureira 3 de maio de 2007 às 11:01 am

Tenho acompanhado as provas de “Noções de Arquivologia” desde 2004. O uso do termo “noções” não define bem os limites, é sempre bom estudar todo o programa. No Edital da Chesf, por exemplo, para Secretariado – Nível Superior, tem apenas a indicação “Arquivologia”, já nas provas dos TREs, para Técnico Administrativo, tem sido uma constante a abordagem de “Noções Arquivologia” (TRE-PB – 5 questões). Os pontos relevantes no programa são:

conceitos (arquivo, documento,);
gestão (procedimentos de avaliação);
microfilmagem e GED (enfase em sistemas híbridos);
classificação e ordenação (métodos);
preservação, conservação e restauração.

Com relação a legislação podemos destacar a Lei 8159, que trata da política nacional de aquivos públicos e privados, e a Lei 5433, que trata da Microfilmagem.

[]s
Lino Madureira

Gustavo Henn 3 de maio de 2007 às 12:35 pm

Valeu, Lino! Importante contribuição. Obrigado.

José Alves 16 de agosto de 2012 às 11:20 pm

Olá Gustavo, Boa Noite! Parabéns, pelo excelente trabalho disponibilizado aos Concurseiros. Obrigado ao Lino, pela informação prestada, e quase comentada, a respeito do que as Bancadas dos Concursos exigem dos Concursandos; parece-me, que tais Bancadas teem pouco conhecimento do assunto Arquivologia!