Arquivologia para concursos

Está sendo uma constante a exigência de conhecimentos de arquivologia para os cargos de nível médio em órgãos públicos. Às vezes a disciplina aparece como “arquivística”, às vezes como “técnicas de arquivo”, mas o que pede são apenas conhecimentos básicos para alguém que vai trabalhar com arquivos e documentos administrativos.

No site do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos – é possível encontrar tudo, ou quase, que é pedido em concursos.

Lá é possível encontrar, em um único documento disponível para download, toda a legislação de arquivos (atualizada até setembro de 2006). Inclusive leis estaduais e municipais.

Mas o mais interessante mesmo são as publicações digitais, todas disponíveis gratuitamente para download. Entre elas, destaco o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, que ajuda também nos concursos para biblioteconomia; e o NOBRADE – Norma brasileira de descrição arquivística, uma espécie de AACR 2 tupiniquim para arquivística.

Como o curso de graduação em arquivologia não existe em todos os estados do país, e em consequência há poucos bacharéis, conheço muitos bibliotecários que dão aula de arquivologia em cursinhos preparatórios para concursos. Essas dicas também servem para vocês.

Sucesso!

1. Tenho acompanhado as provas de “Noções de Arquivologia” desde 2004. O uso do termo “noções” não define bem os limites, é sempre bom estudar todo o programa. No Edital da Chesf, por exemplo, para Secretariado – Nível Superior, tem apenas a indicação “Arquivologia”, já nas provas dos TREs, para Técnico Administrativo, tem sido uma constante a abordagem de “Noções Arquivologia” (TRE-PB – 5 questões). Os pontos relevantes no programa são:

conceitos (arquivo, documento,);
    gestão (procedimentos de avaliação);
    microfilmagem e GED (enfase em sistemas híbridos);
    classificação e ordenação (métodos);
    preservação, conservação e restauração.

Com relação a legislação podemos destacar a Lei 8159, que trata da política nacional de aquivos públicos e privados, e a Lei 5433, que trata da Microfilmagem.

[]s
    Lino Madureira

2. Valeu, Lino! Importante contribuição. Obrigado.

3. Olá Gustavo, Boa Noite! Parabéns, pelo excelente trabalho disponibilizado aos Concurseiros. Obrigado ao Lino, pela informação prestada, e quase comentada, a respeito do que as Bancadas dos Concursos exigem dos Concursandos; parece-me, que tais Bancadas teem pouco conhecimento do assunto Arquivologia!