As 7 melhores gramáticas do Brasil

by Gustavo Henn on 9 de julho de 2007

Algumas das melhores gramáticas do língua portuguesa publicadas no Brasil. Como meus pais são loucos por gramática, estudo por elas, quase todas elas, desde que me entendo por gente. Em alguns pontos elas até se contradizem, por isso é bom ler sempre mais de um autor.

A mais completa, na minha opinião, é a de Bechara. E, para estudos e exercícios, as de Ernani Terra e Renato Aquino.

Moderna gramática Bechara

Novíssima gramática Cegalla

Gramática Renato Aquino

Gramática Cunha

Gramática Terra

Gramática metódica

Gramática Pasquale

Força nos estudos!!!!

31 comentários

{ 31 comments… read them below or add one }

Sandryne 9 de julho de 2007 às 3:14 pm

Oi Gustavo, o curso que eu tô fazendo aos sábados com o Marcelo Bernardo é com a Gramática do Ernani Terra! Ela é muito bacana e ele ainda disponibilizou pra gente o gabarito que só vem no exemplar do professor…ou aprende português ou aprende!! Segui tua dica e tenho melhorado bastante!! Abração!

Cris 9 de julho de 2007 às 5:24 pm

Oi Gustavo! Te enviei mensagem ontem expondo minha dúvida sobre uma questão do segundo volume. Embora tenha sido feita pelo Rodrigo, já que é de indexação, tu indicas teu endereço para qualquer “ajuste” não sei se é o caso… é bem possível que eu tenha me confundido… poderias verificar o gabarito! Questão 171 p. 64. Obrigada, até!

Dimas 9 de julho de 2007 às 6:25 pm

He, he, Gustavão!
Bem bolado essa parada de ranquear livros. União do útil com o útil que passa batida a primeira vista.
Parabéns!

Cris 11 de julho de 2007 às 12:08 pm

Olá Rodrigo! Estou em dúvida na questão 171, p. 64 do volume dois (veja post 2, acima), terias como dar uma olhada e comentar. Obrigada!

Gustavo Henn 11 de julho de 2007 às 4:29 pm

Olá Cris!!! Vi seu email. Cheguei agora do CBBD. Em breve respondo. Valeu!!!

Cris 11 de julho de 2007 às 4:42 pm

Certo Gustavo! Abs. Ah! Se puder comente sobre o CBBD, como estava, etc.

Fabi 25 de abril de 2008 às 4:43 pm

Oi Gustavo,

O que você acha da prova discursiva solicitada na UFPE, e como podemos noa sair bem?

Antonio de Nóbrega 22 de outubro de 2009 às 9:01 am

Qual desses livros é melhor para concurso

jéssica de Moura 14 de dezembro de 2009 às 12:48 pm

Gostaria de conseguir o gabarito do livro “curso prático de gramática, edição 4 2006.
Preciso muito desse material. Grata pela atenção

Priscila 27 de fevereiro de 2010 às 10:06 am

você teria o gabarito de alguma delas?

Alex 15 de abril de 2010 às 10:54 am

Olá,
Qual a sua opinião sobre o livro “gramatica para concursos” Marcelo Rosenthal
Um abraço.

klaus pereira 19 de abril de 2010 às 3:38 pm

Considere a Gramática Houaiss da Língua Portuguesa
do José Carlos de Azeredo, ótimo texto, um trabalho muito interessante na captura do pt BR.

Jardel Monteiro 1 de maio de 2010 às 6:53 pm

Alguém pode me indicar uma gramática da língua portuguesa para concursos?

su 11 de maio de 2010 às 4:23 pm

Alguem tem gabarito da gramática BECHARA ????

@ricardoszm 21 de maio de 2010 às 10:01 pm

Bom, eu gostei muito da gramática do prof. Nílson Teixeira (ótima para levar consigo como um vade-mécum), porém, em minha opnião, eu considero perfeita a gramática do Prof. Dr. José Carlos de Azeredo, que é um Prof. Dr. Adjunto. A gramática que ele escreveu se chama a Gramática Houaiss, porque fora elaborada por ele e o Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Filologia. Bom concluo que considero ótima a Gramática Houaiss.

@ricardoszm 21 de maio de 2010 às 10:02 pm

E acrescentando e respondendo ao Jadel Monteiro, a gramática de Nílson Teixeira de Almeida foi especialmente elaborada para concursos.

SANDRA SANTANA 5 de julho de 2010 às 11:50 pm

OI.gostaria muito que vc me desse uma força pra saber realmente qual curso eu deva escolher pois sou louca por veterinaria porem não estou com animo para estudar.por onde devo começar oriente-me valeu

ricardoszm 12 de setembro de 2010 às 11:53 pm

Olá, Sandra Santana, eu terminei de ler a gramática completa para concursos e vestibulares do prof. Nílson Teixeira de Almeida, eu a achei muito boa, por conter respostas comentadas e várias informações de fácil compreensão. Se você for fazer um vestibular vale consultar também a Moderna Gramática do Português Contemporâneo, trabalho em conjunto do Ilst. Celso Cunha & Lindley Cintra – mas esse em conjunto com a de Nílson T. de Almeida, porque estudar a fim nela é cabido aos graduandos e pós-graduandos em Letras.

Tales 1 de outubro de 2010 às 10:14 am

Bechara tem o égo inflado! Não concorda com certas regas da NGB… Ex. p/ ele não existe Predicado Nominal e Verbal. O que torna inpraticável p/ concursos, salvo, onde ele é exigido. Melhor gramatica, na minha opnião é Celso Cunha, peca, entretanto, por não trazer exercícios em seu bojo. Bechara comprei e me arrependi, já doei o livro p/ uma bliblioteca municipal de tão “boa” que é!

maikon jekson 23 de outubro de 2010 às 11:42 am

Sinto muito desapontá-los, mas não há em lingua portuguesa gramatica mais perfeita do que a de bechara. Esta está completamente coerente com as mais avançadas descobertas da linguistica atual. Assuntos como, adistinção do objeto indireto e complemento relativo; a afirmação de que certas conjunções ( as chamadas explicativas e conclusivas) não são conjunções e sim adverbios, propocionaram-me a certeza de que no Brasil não há gramatico mais entendido do assunto do que Bechara.
Outra coisa, atualmente a gramatica mais perfeita da lingua grega é a ?????????? ??? ???? ?????????. ??????????????? – ????????????? e a gramatica de Bechara está em perfeita sintonia com esta, e somente uma pessoa desentendida não reconheceria a superiorirade de BECHARA.
BECHARA é o único brasileiro vivo que me faz ter orgulho de ser brasileiro. É uma pena que não o chamam para ser entrevistado em programas de televisão; quando ele morrer, o Brasil perceberá sua importância…

teresa 23 de novembro de 2010 às 6:46 am

gostaria de obter o gabarito do ernani terra 4º edição 2006. Alguem pode me ajudar? agradeço desde já

Maria J. 16 de janeiro de 2011 às 4:37 pm

Gente, eu fiz uma pesquisa e vou postar comentários pertinentes que achei na net sobre gramática para concursos.

Evanildo Bechara
(parece ser muito bom, mas para quem quer se aprofundar mais no assunto, não para concurseiros que querem saber de forma mais superficial, em menos tempo)

Décio Sena
(este livro tem pouca teoria, muitos exercícios, mas nenhum comentário.)
Na minha opinião, os livros do Décio Sena são bons. Os livros da série “As últimas do Português” tem uma parte teórica bem exposta, inclusive enriquecida com os posicionamentos de renomados gramáticos de nossa língua, como Celso Cunha, Bechara, Rocha lima e outros; além do mais, há muitos exercícios, todos fartamente comentados.
O livros do Décio são melhores.
Sua principais vantagens são:
i) teoria mais detalhada;
ii)maior quantidade de exercícios;
iii) exercícios pormenorizadamente comentados.

JOAO BOLOGNESI
(O do Bolognesi é excelente para quem já possui uma base teórica (a teoria no livro é resumida); há muitos exercícios e simulados (vale o investimento!).
Estou estudando pelo livro do João Bolognesi “Testando a Língua Portuguesa” estou gostando muito, ele e dividido da seguinte forma:

Parte 1: 10 simulados com 30 questões cada, todos comentados.
Parte 2: Resumo teórico dos assuntos mais abordados (so o essencial, nada profundo)
Parte 3: umas 700 questoes com gabarito apenas
Parte 4: umas 300 frases q servem como exercício (com comentarios)

Pasquale e Ulisses
(Não vem com as respostas dos exercícios. Não pesquisei na editora, se ela envia por e-mail, como outras fazem.)

Ernani Terra
( Prós : Bem ilustrada. Conteúdo abrangente. Muito didática. Texto objetivo e muito claro. Nada de rebuscamentos. Já está conforme o acordo ortográfico. Contra: As respostas dos exercícios não acompanham o livro, entretanto, podem ser requisitadas, por telefone, da editora, que as enviam por e-mail)

Nilson Teixeira
(Olá, Sandra Santana, eu terminei de ler a gramática completa para concursos e vestibulares do prof. Nílson Teixeira de Almeida, eu a achei muito boa, por conter respostas comentadas e várias informações de fácil compreensão.) (Não pretendo comprar mais livros de português, mas se estão procurando algo de fato atualizado de cabo a rabo com a nova ortografia, sugiro a gramática do Nilson Teixeira.)

CUNHA, CELSO
(muito bom o livro, mas para consulta, não tem exercícios)
Domingus Paschoal cegalla
NGLP (É um bom livro, mas eu preciso das respostas do execicíos. Ou seja, nele não tem)

Marcelo Rosenthal
(Também comprei o livro achando que era todo atualizado, mas tb me decepcionei ao ver que o autor explica as novas regras somente no último capítulo… tô um pouco arrependido tb…Mas, enfim, considero um livro bom desde que seja complementado com alguma outra gramática…)
eu tenho o do Marcelo Rosenthal pela Campus….
realmente ele não é tão cheio de teoria…porque não é esse o seu objetivo…..
o seu objetivo é falar mais sobre o que realmente caiu e cai nas provas tanto é que essa parte ele comenta tudo, inclusive com bizús….!

Rodrigo Bezerra
(o do Rodrigo Bezerra apresenta um conteúdo teórico mais extenso, contudo os exercícios são mais simples (na maioria das vezes de exames vestibulares). A editora disponibiliza uma lista de exercícios de concursos no site.)

Claudia Kozlowski
Mas se querem uma sugestão de material didático, consigam o que a Claudia Kozlowski fez/faz para o Ponto dos Concursos. Altíssimo nível e acessível, cheio de macetes de provas…

José Almir
Uso Gramática do Concursando de José Almir e não tenho problema. É um bom livro traz, inclusive, o gabarito comentado.
http://www.casadosconcursos.com/produto-37-a_gramatica_do_concursando_jose_almir_fontela

OPNIÃO DE UMA PROFESSORA, ACHEI RELEVANTE.
Boa noite a todos, sou Professora de Português para concursos, indico sempre uma gramática que contenha, além de teoria, exercícios com gabaritos, de preferência comentados. O alunos que quer prestar um concurso não deve comprar uma gramática normativa, pois essa é direcionada a professores. Bons nomes: Marcelo Rosenthal, Renato Aquino(ambas da editora Campus) e o Nilson Teixeira, assim como as apostilas da Vestcon. Abraços

Minha opinião depois da pesquisa.
A maioria dos livros parece ser de boa qualidade. Mas para concurseiros. Pessoas que querem obter um conhecimento não muito aprofundado e com mais exercícios para fixação não pode dispensar um livro que ofereça questões com gabarito e também comentadas, de preferência que fossem todas comentadas. Mas, mesmo irtercalando, algumas com gabarito e outras comentadas, já está de bom tamanho.

Melhores: Nilson Teixeira, José Almir, JOAO BOLOGNESI, Renato Aquino (embora eu não tenha feito pesquisa sobre ele sei que é bom porque já utilizei um livro dele), Claudia Kozlowski.

O livro do Décio sena, no primeiro comentário, a pessoa disse que não têm questões comentadas. Mas ele (a) devia estar se referindo a algum livro dele em específico, ou se equivocou, pois vi outras pessoas dizendo que tem respostas comentadas. Caso seja comentado, as mesmas, ele se encaixaria nos melhores acima.
A maioria, ou todos os melhores escolhidos por mim, já tem lançamento com o novo acordo ortográfico, na hora da pesquisa ou compra se certifique.

Espero ter ajudado, abraços!!!

alexandra 16 de agosto de 2011 às 2:19 pm

Gostaria que me indicasse uma gramática para concurso que tenha exercícios.Abraços

Julio Barreto 5 de janeiro de 2012 às 11:00 pm

Estou de olho nessa gramática:

Nova Gramática da Língua Portuguesa Para Concursos – Nova Ortografia – 5ª Ed. 2012
Bezerra, Rodrigo
METODO

Vale a pena investir?

KAUEM 24 de fevereiro de 2012 às 9:51 am

Alguem pode me indicar uma gramática que tenha exercícios, respostas e esteja conforme o acordo ortográfico.

Grato

NAYARA LUEDY 26 de março de 2012 às 10:52 am

ola gostaria de uma ajuda estou entrando pra faculdade e não me lembro bem das materias se puder me ajudar me indicando uma gramatica boa e de auto-ajuda. desde de ja agradeço

Luis Diego 15 de julho de 2012 às 7:57 pm

Vou seguir a professora acima, pelo que pesquisei vou comprar o PORTUGUÊS NA PRÁTICA, 2ª EDIÇÃO JOÃO BOLOGNESI

BEM INTERESSANTE, EU JÁ TENHO UM LIVRO GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, GOSTEI PORQUE É BEM APROFUNDADO, PARA TIRAR TODAS AS DÚVIDAS, AGORA ESTOU BUSCANDO UM DIDÁTICO, E ACHO QUE VOU SEGUIR ESSE RUMO, MAS ESTOU ESPERANDO UM MÊS AINDA.

Carolina 17 de julho de 2012 às 4:35 pm

Olá pessoal!

A gramática do Celso Cunha é muito boa, mas exige um conhecimento mais avançado da língua. A do Cegalla é bem focada em concursos, mas é sucinta. A do Bechara é uma loucura, só pra quem é da área de Letras mesmo que vale a pena. A do Ataliba de Castilho é muito boa e a do Cereja é muito didática.

Marcos Aurélio Azeredo 31 de agosto de 2012 às 11:24 am

A mais completa eu acho que é a do Celso Cunha, mas a que mais gosto é a do José de Nicola e Ulisses Infante, ótima para o nível médio.

Helenilson Pereira da Silva 4 de junho de 2013 às 11:47 am

Sem dúvida nenhuma a Moderna Gramática Portuguesa está bem atualizada segundo as novidades da ciência linguística. No entanto, as melhores gramáticas para o povo em geral, por apresentarem uma linguagem mais simples, são: Curso Prático de Gramática, Ernani Terra; Gramática Completa para Concursos e Vestibulares, de Nilton Teixeira de Almeida; e a Gramática Textos e Exercício, de Paschoalini e Spadoto.

maria da conceição costa santos. 20 de janeiro de 2014 às 1:13 pm

Ola! Sou professora de lingua portuguesa e gostaria de obter essas 7 melhores gramaticas.como faço?Espero obter uma resposta.

Leave a Comment