Dicas gerais para a prova do CESPE (C ou E)

by Gustavo Henn on 13 de julho de 2009

O CESPE costuma fazer provas em que cada questão vale ponto positivo ou negativo, e cada questão só tem duas opções, ou Certo ou Errado. Por terem valor de ponto positivo ou ponto negativo, ou seja, uma errada anula uma certa ou, em alguns casos, duas ou mais erradas anulam uma certa, nem sempre as melhores posições vão para quem acertou mais. Vão para quem conhece melhor o que sabe e o que não sabe. É preciso ter uma consciência muito grande para resistir à tentação de chutar uma questão em que se tem 50% de chances de acertar. No entanto, uma das principais organizadoras de concursos do país não utiliza este método à toa e sem dúvida se aproveita disso para avaliar, também, a maturidade do candidato. Quanto mais maduro e experiente, mais cauteloso.

Há um tempo eu venho refletindo sobre como fazer esse tipo de prova com melhor proveito. Minha experiência é em provas de biblio, no entanto, as provas de biblio também tem conteúdo geral. Logo, acredito, que essas dicas possam servir para as provas desse tipo em geral. Contudo, são dicas minhas, pessoais. Sugiro uma leitura atenta e reflexão antes de descartar ou considerar.

  • Leia cada enunciado com bastante atenção. Leia mais de uma vez antes de tentar responder.
  • Desconfie sempre que houver uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, todavia, etc.) ou que haja algo em desacordo com a oração anterior (p.ex. … a desvantagem desse processo, o problema desse processo).
  • As questões aparecem em blocos dentro do mesmo assunto. Por vezes, a resposta de uma está no enunciado de outra. Leia com calma para identificar isso.
  • Quando a questão parece ser muito difícil, muito específica, em geral, está certa. Eles colocam muita informação, palavras difíceis, pra dar a impressão de errada. Mas saber identificar uma questão desse tipo é para quem estudou muito. Portanto, não recomendo marcar nada sem ler com atenção o enunciado. E, na dúvida, é melhor deixar em branco.
  • Se você tiver certeza da quantidade que acertou, pode valer a pena marcar questões com insegurança. Embora isso seja o menos indicado.
  • É sempre mais fácil identificar uma afirmativa errada do que um correta, pois o erro “salta aos olhos” – é por isso que criticar é mais fácil que elogiar. Por isso, releia e reveja se de repente você marcou um número grande de questões como corretas – mas não deixe de reler e rever todas as suas respostas.
  • Faça simulados com provas deste tipo. Separe uma prova, ou peça para alguém criar uma, e simule o concurso. O mesmo tempo de prova, o mesmo tipo de cadeira, o mesmo tipo de ambiente se for possível. Pois é uma prova mais cansativa e mais tensa do que o normal.
  • Ao final da prova, conte quantas questões você acha que acertou, quantas você não tem certeza e quantas deixou em branco. Faça os cálculos e veja qual seria sua nota. Ao sair o gabarito, veja se ficou próximo do que você achou. Quanto mais próximo ficar, é sinal de que os seus estudos estão no caminho certo, o método e a forma de estudos que você está adotando está dando resultados. Se ficar distante, ou seja, você acha que acertou 80% da prova e na verdade acertou bem menos, então será preciso mudar radicalmente seus métodos de estudos.
  • Essas são as minhas dicas. Agradeço quem quiser compartilhar as suas.

    Força nos estudos!!!

    132 comentários

    { 132 comments… read them below or add one }

    rita 1 de junho de 2010 às 5:20 pm

    OI gente basta ir no site do cespe que voce encontra várias provas

    Lucia 1 de junho de 2010 às 9:00 pm

    Olá! muito obrigada pelas informações, pretendo fazer concursos e gostaria de material sumulado das provas do CESPE. Grata.

    shelliton 22 de junho de 2010 às 11:22 am

    ola, gostei muito das dicas e gostaria de receber alguns materiais do cespe pois nunca fiz nenhuma prova desta banca, desde ja obrigado!

    Natalia 21 de julho de 2010 às 7:45 pm

    OI… vou fazer meu primeiro concurso, esse do MPU e pego logo de cara uma prova da cesp, estou perdida, se vc tiver alguma prova pra me fornecer eu agradeceria
    Obrigada

    Cristiane 23 de julho de 2010 às 6:51 am

    Oi pessoal, vou fazer a prova do cespe do mpu tec. adm. e tb gostaria de receber provas similares que estejam de acordo com o edital 01/2010, pois ainda nao encontrei com as mudancas que houveram.

    Cris 26 de julho de 2010 às 11:53 pm

    Oi tb sou nova neste quesito concurso e irei fazer logo do MPU caso alguém tenha provas anteiores deste nível (superior) e até técnico da cesp me mande por fvor…ficarei grata

    ANA LUCIA PEREIRA DOS SANTOS SOARES 16 de agosto de 2010 às 12:17 pm

    POR FAVOR ENVIE PARA MIM PROVAS ANTERIORES DO MPU ,AGRADEÇO POR GENTEN LEZA

    Deborah 18 de agosto de 2010 às 12:45 pm

    Olá, estou estudando e para a prova de agente administrativo da policia federal, será que tem como você me enviar algum simulado desta e de outras provas com matérias similares?
    Grata

    Vanessa 20 de agosto de 2010 às 1:11 pm

    Pessoal,
    No site do CESPE(www.cespe.unb.br)existem várias provas de concursos disponíveis e no site: http://www.pciconcursos.com.br existem provas de biblioteconomia de várias bancas examinadoras disponíveis para download. Boa Prova!

    regeane 13 de novembro de 2010 às 1:56 pm

    Oi gente! Vou fazer concurso da secretaria de educação do amazonas na área de educação física, gostaria se possível de provas anterioes. BOA SORTE PARA TODOS NÓS!!!

    paty neves 14 de janeiro de 2011 às 11:01 am

    vou fazer o concurso para assistente adiministrativo me ajude o que devo estudar obrigada

    paty neves 14 de janeiro de 2011 às 11:06 am

    vou fazer concurso de assistente adiministrativo gostaria de ajuda o que devo estudar sera que vcs poden mi manda provas antigas para termos noçoes do concurso sou paty do am obrgigada

    jeff 24 de janeiro de 2011 às 3:39 pm

    Deixar em branco, ou marcar duas respostas é a mesma coisa!? perde-se a questão (nota 0 ) ?

    Aymoré 26 de março de 2011 às 11:07 pm

    Olá, gostaria de me preparar para o concurso dos correios no cargo de carteiros… gostaria que me desse algumas dicas já que é pelo Cespe.. se tem algum material de simulados bom para estudar mande por email.

    Grato Aymoré

    Marina Scardovelli 29 de março de 2011 às 4:44 pm

    Olá, Aymoré, existe um site “gabarite o Cespe”. Só procurar no Google, tem diversas questões do Cespe para conhecimentos básicos/gerais.

    Patrícia Freitas 14 de abril de 2011 às 3:50 pm

    Olá !!!!
    Estarei pela primeira vez prestando um concurso pela cespe
    já sei do método usado o de mata-mata,ao final de cada esquestão respondida,enfim,gostaria de que me enviasse se possível algum material q possa está me calçando nos estudos do concurso dos Correios,para Atendente comercial nível médio.
    De já agradeço pela estimada atenção!!!!!!!

    Cleopatra 14 de abril de 2011 às 9:52 pm

    Oi! Gente vou fazer uma prova da cespe pela primeira vez e gostaria de mais dicas por favor, e se vocês puder manda provas ficarei grata.

    Gleidson 16 de abril de 2011 às 7:06 pm

    boa noite, irei fazer o concurso dos correios,gostaria de provas da cesp. obrigado. gleidson2008@yahoo.com.br

    joice 18 de abril de 2011 às 2:59 pm

    Olá gustavo!!! Gostaria de saber quando será abertas as incrições para o novo curso de biblioteconomia para concurso que provalmente irá começar em Maio.
    Obrigada
    joice

    joice 18 de abril de 2011 às 3:04 pm

    ihhhhh…postei no lugar errado…Desculpaaaaa…..

    Cleonice 2 de maio de 2011 às 11:26 pm

    Boa noite,vou fazer uma prova para o concurso publico da prefeitura, auxiliar administrativo e agente de transito eu gostaria muito de receber URGENTE um simulado da prova de auxiliar administrativo e agente de transito.
    gostei muito das dicas espero receber as provas simuladas
    Desde já muito obrigada!

    Nhayara 11 de maio de 2011 às 5:18 pm

    Olá meu nome é Nhayara e vou prestar esse concurso doas Correios, gostaria muito q pudessem me enviar também provas e simulados. Muito Obrigada.

    Josi 16 de maio de 2011 às 10:45 pm

    Oi, gostaria de saber se : de 60 questões, eu acertei 34 dessas, e as outras errei, se ainda tenho a possibilidade de ser aprovada no concurso do correio ?? Se não for de mais, e se for possível enviar a resposta, desde já agradeço.

    fabiana 21 de junho de 2011 às 6:04 pm

    oi,adorei o que li por aqui,poderia abusar também?vou fazer provas para o mp(nivel médio-administrativo)para o tj(nivel médio -tec.adm) e para seap(inspetor de segurança) todos do RIO DE JANEIRO poderia me mandar simulados!!???

    Walber Siqueira 11 de julho de 2011 às 6:38 pm

    Olá! Adorei o seu artigo! Gostaria de pedir autorização para usar no meu mais novo livro onde comentarei questões estilo CESPE UNB!
    Agradeço de antemão!

    Prof. Walber

    Mario 8 de janeiro de 2012 às 5:02 pm

    Eu vou fazer o concurso PMCE de 2012 e gostaria de saber se me expecificar em uma matéria que leva 60% da prova, mais duas referênte aos 40%. Da uma Ideia melhor de segurança para a prova, pois no caso em questão seria aproximadamente 15 questões. sendo 70 questões específicas que equivale a 60% da prova.
    se quiser pode me mandar E-mail sobre o assunto.

    BISMAK GÊNESIS 7 de fevereiro de 2012 às 1:53 pm

    Olá, gostei muito das dicas, se fosse possivél gostaria de alguns macetes na aréa de Direito, pois vou fazer a prova de Inspetor da Civil do Ceará. Grato pela atenção.

    Roberto 25 de fevereiro de 2012 às 12:16 am

    Olá irei fazer a prova da cespe onde 2 erradas anulam uma certa, e gostaria se possivel mandar pro meu email algumas dicas, agradeço .

    rosario neto 20 de março de 2012 às 1:36 pm

    Boa Tarde, gostaria de receber um teste simulado da Policia Federal para agente.

    Estou estudando em casa para o mesmo e queria saber se estou apto para realizar esta prova com exito.

    obrigado!!

    Wesley Alves 29 de maio de 2012 às 10:55 am

    Oi gente, se alguém souber de algum site que forneça alguma prova do tipo C ou E por favor envie o link para meu E-mail (wesleyap2011@hotmail.com). Eu vou fazer a primeira prova desse tipo e estou com um pouco de medo. É o concurso do Banco da Amazônia (BASA) e não quero chegar no local da prova sem nenhuma segurança. Aguardo a caridade de vocês. Por favor ma ajudem. Obrigado :|

    Iggo 22 de fevereiro de 2013 às 10:49 am

    Dá uma lida nessa dica!

    Estou enteressado no seu comhecimento cm a prova por favor me passa o comteudo.te agradeço muito. 6 de julho de 2013 às 7:17 pm

    Oi boa noite vou fazer a prova da pm gostaria de saber se vc pode repassar o simulado da cesp para mim testar os meuns reconhecimento fico muito agradeçido e que deus te der em dobro

    Leave a Comment